• pt
  • en
  • ar

Institucional

Nossa História

A Associação Árabe de Beneficência (Saben) do Paraná começou a ser idealizada em 1991, a partir do sonho de três jovens médicos, residentes no Rio de Janeiro: Regina Maida Mansur, Rached Hajar Traya e Luiz Widolin. Descendentes de famílias imigrantes árabes, os três vislumbraram na instituição um caminho para retribuir a acolhida que seus antepassados receberam quando chegaram ao Paraná desde o final do século XIX.

Em 21 de outubro de 1993, a SABEN é oficialmente constituída, em reunião realizada na sede da Associação Médica do Paraná, com a nomeação de uma Comissão Organizadora Provisória, formada por Rached Hajar Traya, Guilherme Mussi Rocha Campos, Rogerio Daud Kfouri, Nemer Hajar e Samir Abrao Abdo, que teve como responsabilidade específica a elaboração do estatuto da entidade e a organização da eleição e posse de sua primeira diretoria.

Em 25 de maio de 1994, em solenidade realizada no Clube Sírio Libanês do Paraná, em Curitiba, tomou posse a primeira diretoria eleita da SABEN, assim constituída:

LORYS JORGE MARCHESINI – Presidente
RACHED HAJAR TRAYA – Vice-presidente
ELIE LEBBOS – Primeiro Secretário
GUILHERME MUSSI ROCHA CAMPOS – Segundo Secretário
LOURIVAL PEDRO KALED – Tesoureiro Geral
SAMIR ABRAO ABDO – Primeiro Tesoureiro
NEMER HAJAR – Segundo Tesoureiro
ROGERIO DAUD KFOURI – Diretor da Área Hospitalar
LUIZ FERNANDO KUBRUSLI – Diretor de Patrimônio e Obras
Consul ABDO DIB ABAGGE – Diretor Cultural
LIGIA HAKIM – Diretora Feminina
ANICE FERES MESSMAR – Diretora Social
MAURICIO JULIO FARAH – Diretor Jurídico

Com a posse da primeira diretoria, várias ações de cunho social passaram a ser desencadeadas em parceria com outros órgãos e associações, como a Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná e Igreja Ortodoxa de Curitiba. Médicos e clínicas dirigidas por membros da comunidade árabe, como VideoGastro, Policlínica São Marcos, Hospital do Coração, Digecentro, Orto-Sorriso e Unimagem, passaram a atender, voluntariamente, a comunidade carente.

Mas o grande projeto da SABEN, desde a sua fundação, sempre foi o de construir um hospital referência em Curitiba, gerido e mantido pela comunidade árabe. O arquiteto Eduardo Guimarães desenvolveu o primeiro projeto arquitetônico do futuro hospital, cuja maquete ficou exposta durante anos na sede do Clube Sírio Libanês do Paraná, alimentando os sonhos da comunidade.

Entretanto, as dificuldades em viabilizar esse projeto acabaram por limitar a atuação da entidade, que durante anos ficou inoperante à espera de alternativas concretas para a realização desse grande sonho.

Em 2010, um ano após o falecimento da primeira presidente da entidade, novamente por iniciativa de um grupo de médicos da comunidade árabe paranaense, iniciou-se o processo de resgate da SABEN e retomada do projeto de construção de um hospital em Curitiba. Após um intenso trabalho de pesquisa documental e investigação histórica, iniciaram-se os estudos para a elaboração de uma proposta de reforma estatutária da entidade, de acordo com o novo Código Civil Brasileiro.

Em 08 de dezembro de 2011, em Assembleia Geral dos Sócios Fundadores, realizada na sede da Associação Médica do Paraná, é aprovado o novo Estatuto da SABEN e eleita sua atual diretoria, assim composta:

Presidente – RACHED HAJAR TRAYA
Vice-Presidente – ELIE LEBBOS
Primeiro Secretário – IMAD IZAT EL TAWIL
Segundo Secretário – AUGUSTO FRANCO DE OLIVEIRA
Primeiro Tesoureiro – RENATO CESAR SAHAGOFF RAAD
Segundo Tesoureiro – JAMIL FAISSAL SONI

Conselho Fiscal
MOHAMAD CHARIF YOUSSEF
JÚLIO CESAR SABBAG
PAULO AFONSO NASSIF

A SABEN é uma entidade filantrópica com seguintes títulos:
- Utilidade Pública Municipal: Lei Municipal 14126/2012
- Utilidade Pública Estadual: Lei Estadual 17375 de 06.12.2012
- Utilidade Pública Federal: Portaria nº 2.649 de 17.07.2013

  • Missão

    Desenvolver ações filantrópicas nas áreas da Saúde, Educação e Cultura, promovendo a integração entre as diferentes etnias que formam o povo do Paraná, em retribuição à acolhida recebida pelo Estado.

  • Visão

    Construir e manter o Hospital da Beneficência Árabe do Paraná.
    Fomentar pesquisa na área da saúde.
    Qualificar profissionais da saúde.
    Promover a união integral da comunidade árabe paranaense.
    Ser uma referência da cultura árabe no Paraná.

  • Valores

    Ética
    Inclusão
    Acolhimento
    Adab (termo árabe de significado abrangente: Respeito, Conhecimento, Fraternidade, Ética, Educação).